sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Em Comunidades Apostólicas Rumo ao 4º Encontro Internacional das Juventudes OMI

Esta comunicação é somente para os jovens da Província OMI no Brasil
 
Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Imaculada!

Caríssimo jovem que alegria poder comunicar-me contigo, O Espírito Santo tem realizado maravilhas com o seu testemunho. Adiante! A colheita será abundante se a nossa oferta for generosa. Seja seu coração também terra boa. No lançamento do Encontro Internacional das JOMI nosso provincial nos exortou a todos para que sejamos imitadores de Cristo como outros jovens são nossos imitadores.

Para realizar tal tarefa seu testemunho como discípulo e missionário é imprescindível. Aliás, este é nosso lema: “Juventudes OMI ide e fazei discípulos entre todas as nações”. (MT 28,19). Como afirma o Padre Santucci: “Santo Eugênio sonhou com jovens que formassem a tropa de elite nas missões”, ou seja, somos o rosto da Igreja missionária entre os pobres. O Papa nos definiu como missionários das missões difíceis, todas estas características podem ser resumidas na seguinte palavra: AUDÁCIA!

As sementes – Comissões executivas

Quando foi anunciado que a próxima JMJ seria no Brasil rezamos e vimos isso como um tempo de graça para as Juventudes OMI. Perceba que nosso centro não foi e não é só preparar o Encontro Internacional, mas, é alargar a compreensão e adesão à Congregação dos OMI. Em média um jovem estuda e aprofunda o carisma de 6 a 11 anos, assim, você precisa fazer o mesmo processo, estudar, rezar, discernir, para compreender e aderir ao Carisma.

Das comissões espalhadas nos distritos começaram os processos de estudo e aprofundamento para que nossos jovens missionários não naveguem na superficialidade da realidade ou da fé, mas sejam jovens que mergulhem na compreensão de sua missão e de lá retiram as energias necessárias para avançar em águas mais profundas.

A terra

Objetivo Geral: Preparar os jovens das comunidades OMI para o Encontro Internacional da JOMI.

Objetivos específicos:

1- Conhecer o Carisma OMI;

2- Aprofundar sobre a vida de Santo Eugênio de Mazenod;

3- Estudar a história dos OMI no mundo;

4- Fazer memória da história dos OMI no Brasil.

5- Incentivar a oração pelo Encontro Mundial (Foi escolhida pelos jovens a oração vocacional OMI, a ideia é não criar algo novo, mas popularizar o hábito de rezá-la no apostolado OMI).

Os frutos

Quais os frutos que desejamos colher?

 1- Impulsionar a Juventude Missionária compreendendo que: as juventudes OMI é caracterizada por uma vida inspirada nos ideais de Santo Eugênio de Mazenod, plasmada no compromisso em Servir a Cristo e a sua Igreja missionária entre os pobres. Assim, sua particularidade oriunda do Carisma OMI é Ser na Igreja e no mundo um Missionário! atuando, sobretudo nos ambientes em que vivem sejam eles: trabalho, escola, família etc.

2- Ampliar e fortalecer o Movimento de Leigos Associados aos OMI.

3- Promover as vocações OMI.

4- Abertura do Ano vocacional OMI na conclusão do Encontro Mundial.

5- Abrir o Centro de Juventude Eugênio de Mazenod (CEJEM) – Para dinamizar a caminhada juvenil OMI, apoiar as pastorais das juventudes, oferecer formação e assessoria nas dimensões humana, espiritual, missionária e social. Possibilitar a título de voluntariado a possibilidade dos jovens dedicarem finais de semanas, férias ou um ano de sua vida como missionário.

Os ramos

O que nos unirá nesse robusto tronco que é nosso carisma serão as comunidades apostólicas. “A comunidade dos apóstolos com Jesus é o modelo de nossa vida. Nosso Senhor agrupou os DOZE ao seu redor para serem companheiros seus e enviados como seus mensageiros (Mc 3, 14). O chamado e a presença do Senhor em nosso meio uni-nos hoje em caridade e obediência para criar de novo em nossas próprias vidas a unidade dos Apóstolos com Ele e a missão comum deles em seu Espírito. (Constituições e regras Nº 3).

 Durante o processo de preparação e no encontro OMI serão os coordenadores de comunidades responsáveis pelos jovens. Assim,  até 6 de outubro precisamos formar nossas comunidades apostólicas.Com 12 pessoas  sendo 11 jovens e um adulto.Cada comunidade pode colocar o nome de um Padre ou Irmão Oblato.Precisamos ter muitas bandeiras, do Brasil e das JOMI, isso nos unificará como delegação Brasileira e OMI.Certamente vocês verão na JMJ muitas congregações com o mesmo processo.

O que precisamos fazer a curto e médio prazo?

Em curto prazo

1-Formar as comunidades apostólicas (até 6 de outubro)

2-Promover encontros de estudos e formação, o jovem que vai para o Encontro precisa ter o mínimo de formação acerca de Santo Eugênio, do Carisma OMI, da história dos OMI no Brasil e no mundo, caso contrário ele estará disperso. Daí a importância das reuniões das comunidades, comissões executivas locais e distritais, são elas os multiplicadores dessa formação. O superior geral tem feito as seguintes perguntas aos jovens: “Como vivemos  nossa santidade? Como  somos hoje efetivamente missionários entre os pobres?
Qual o significado do carisma Oblato para nossas vidas?”.

3-Cada comunidade precisa iniciar urgente o processo de arrecadação para o encontro principalmente porque teremos vagas limitadas, o jovem que fizer a opção de deixar para ultima hora, assume o risco de não conseguir o dinheiro nem a vaga.

 É importante garantir a inscrição o quanto antes, pois há uma grande procura pelo encontro. Tenho visto muitas iniciativas interessantes como: carnês, venda de bolos e demais coisas nos finais das missas, rifas, bingos, em alguns lugares distribuem envelopes para os adultos etc.

Importa igualmente qualificar tecnicamente nossos jovens favorecendo e buscando cursos para que eles aprimorem seus talentos. Acredito que o fato de deixarmos as coisas para em cima da hora gera um grande estresse em decorrência da demanda de trabalho, por favor, preparemos as coisas com antecedências. As comissões serão as seguintes:

-Liturgia – coro e ambientação: Interessados estudar um pouco sobre liturgia e canto.

-Recepção – pesquisar como grandes empresas criam estratégia de acolhida;

-Comunicação – Estudar e treinar na área em que vai atuar fotografia, vídeo, site, escrita etc;

-Animação – Pesquisar e estudar possibilidades de organizar tal acolhida;

Teremos outras comissões que poderemos conversar depois como infraestrutura. O primeiro passo é o estudo depois iremos preparar o que de fato vai acontecer no encontro. Quero chamar atenção das equipes de artes e animação, certa vez escutei de um OMI o seguinte comentário que achei pertinente compartilhar com vocês os jovens tem inspiração divina, mas carecem de técnica muita de suas apresentações corpo e expressão não tem sintonia, vozes, instrumentos e som não têm harmonia. Daí meu constante apelo a estas equipes para que busquem formação.

Em médio prazo

As comissões executivas já tem o roteiro do encontro e já sabem o que cada distrito ficou responsável por preparar é importante se preocupar com os detalhes como treinar antecipadamente a apresentação e preparar um bonito figurino.

Como você percebe amado jovem o nosso desafio é grande, mas, acredito que sua fé no projeto é maior que os desafios, não podemos esquecer-nos de elaborar a camisa que identificará a unidade da nossa delegação.

Ameaças à nossa frondosa árvore

Tenho visto pelas fotos um rodízio constante de participantes nas comissões executivas, cuidado ausências geram fragmentações que por sua vez geram superficialidades que causam confusões de informações. Como vamos formar se não recebemos formação? Como vamos pregar a cerca da perseverança se não somos testemunhas dela?

O Movimento das Juventudes OMI é de vocês jovens, são vocês que atentos ao apelo de Deus devem dar respostas à vocação ao qual estão sendo chamados. Quero ressaltar que a vocação OMI é antes uma iniciativa de Deus e que nem todos são chamados a este jeito especial de seguir a Jesus Cristo, no jeito de Santo Eugênio de Mazenod, assim respeitamos e valorizamos aqueles que não se sentem chamados a esta vocação. Agradecemos as dispersas vozes e iniciativas, mas, somos chamados à unidade.

Obrigado a cada de vocês que tem ofertado sua vida à Cristo e sua Igreja consagrando um ano de sua vida na preparação deste encontro mundial. Que a Trindade Santa nos livre da tentação de semearmos com Mesquinhez. Em Cristo e Maria Imaculada.

Comissão Executiva das Juventudes OMI no Brasil