sábado, 17 de dezembro de 2011

6º Dia - Orar com os Mártires Oblatos

UMA OBLAÇÃO QUE ATRAVESSA OS MARES
17 de Dezembro - Festa da Beatificação



SINAL DA CRUZ
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES OBLATAS


Pai, fonte de amor por toda a humanidade, te damos graças por haveres chamado Santo Eugênio de Mazenod e o teres proposto a Igreja como exemplo.

Apaixonado por Cristo Salvador comoveu-se ante das necessidades de Salvação do seu tempo, consagrando-se à Evangelização dos pobres e enviando os seus ao mundo, para difundir a Boa Notícia. Por sua intercessão te pedimos renoves esta família Oblata, enviando operários para evangelizar ao pobres.

Com Maria, nossa mãe e padroeira, invocamos teu Espírito para anunciar o Evangelho, com coragem.Pedimos-te por Cristo, nosso Salvador. Amém

Santo Eugênio, Rogai por nós!
Beatos e Mártires Oblatos, Rogai por nós!


Santo Eugênio, bispo da segunda maior diocese da França, seguia sendo ao mesmo tempo o superior geral dos Oblatos de Maria Imaculada, liderando à distância o zelo missionário deles. Envia-lhes ao Canadá, aos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Argélia, África do Sul e Ceilão. Sustenta seu entusiasmo através das mesmas, com sua constante e paterna afeição, lhes motiva a uma total generosidade. Ao se deixarem tentar pelo desânimo, por não colherem os frutos que esperam de sua dedicação, como no caso dos primeiros missionários da África do Sul frente aos rebeldes zulus, os encoraja para que não voltem atrás. “Não deve desanimar. Chegará um dia em que a graça misericordiosa de Deus produzirá uma espécie de explosão e vossa Igreja africana ficará bem plantada”, escrevia, pouco antes de morrer, ao Beato José Gerard OMI , Apóstolo do Lesoto. E esta “explosão de graça” fez crescer à Congregação. Durante os últimos vinte anos de vida do Fundador, de 46 a 415 membros.

Esta explosão missionária segue hoje em dia, com a presença contagiante em 67 países dos cinco continentes, contagiando a muitos leigos que se “associam” (vivendo a seu modo o carisma oblato). A palavra chave na vida de Eugênio é “oblação” e, a imitação de Jesus Cristo, que a viveu em beneficio dos demais. Para todos nós, Santo Eugênio pode ser uma fonte de inspiração.



Testemunho dos Mártires:

A vocação de um filho pode por a prova o amor de sua mãe: “É Deus que quer mamãe; não sofra nem faça sofrer. Seja generosa e dá a Deus o que é Dele antes de ser teu” No noviciado lhe entrega sua pequena Cruz de Junior, dizendo-lhe: “Beijá-la-às muitas vezes e, venha o que venha, pensa que tudo o que sofremos por Ele, por muito que nos pareça, será pouco para o que Ele nos ama e sofreu por nós”. Ao despedir-se de outra mãe, que lhes refugiou em casa: “Não sofras, eu vou voltar, mas se acontece algo ou me matam, pensa que estarei com Deus e te ajudarei”. Depois do martírio, sua mãe quer encontrar com as pegadas de seu filho entre as ruínas da prisão. Diz sua irmã: De repente começou a gritar: Aqui! Aqui! Entramos com ela e vimos toda a parede escrita. Pude ver num canto umas palavras que destacavam mais que as outras, porque estavam escritas em vermelho e que diziam: - Mãe! me levam para matar, morro por Deus. Não chores, eu vou com Deus. Viva Cristo Rei! “E assinava Publio”.


Segue-se uma pausa, silêncio para interiorizar...


Leitura da Palavra de Deus - Mt 28, 16-20


O Senhor esteja conosco

- Ele está no meio de nós

Proclamação do Evangelho segundo São Mateus

16.Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado.
17.Quando viram Jesus, ajoelharam-se diante d'Ele. Mesmo assim, alguns duvidaram.
18.Então Jesus aproximou-Se e disse: «Toda a autoridade Me foi dada no Céu e sobre a Terra.
19.Portanto, ide e fazei com que todos os povos se tornem meus discípulos, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,
20.e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei. Eis que Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo».


- Palavras da Salvação.

- Glória a vós Senhor.


ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

Jesus, nosso Salvador, desejastes manifestar de maneira especial a Santidade de alguns autênticos Oblatos que agora moram na Casa do Pai. Louvamos-Te pela Glorificação desses fiéis cristãos mártires da Espanha. Mostraste-nos com maior clareza a obra maravilhosa que realizastes neles e por eles, ao dar-lhes a coragem de morrer professando sua fé em vos.

Concedei-nos as graças particulares que necessitamos por intercessão de cada um deles, se for para a maior glória de Deus, para o bem da Igreja e contribua com a nossa santificação. Maria Imaculada, Mãe de misericórdia, interceda também por nós perante seu Filho, que com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos.

Amém!


- Beato Francisco Esteban e seus companheiros oblatos,

- Rogai por nós!


Pai nosso…

Salve Rainha…


Hoje a partir das 09:00 acompanhem AO VIVO a Festa de beatificação dos Mártires Oblatos.
Acesse:
http://www.13tv.es/13tv_online.php



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Carta do Superior Geral por ocasião da Beatificação dos 22 Mártires OMI

A Beatificação dos Mártires Oblatos da Espanha
A minha alma proclama a grandeza do Senhor

 

Carta do Superior Geral
06 de dezembro de 2011

“Estes são os que se salvaram dos grandes sofrimentos e aflições daquela época, lavando suas túnicas e tornando-as brancas, através do sangue do cordeiro” (Apo.7,13).


Alegramo-nos em louvor e agradecemos a beatificação dos Mártires Oblatos da Espanha. Esta é uma grande graça para todos nós, uma oportunidade para toda a congregação para renovar nossa vida na santidade e no compromisso de nossa missão. A beatificação dos Mártires Oblatos da Espanha chega justamente no ano em que recordamos o 150º aniversário de morte de Santo Eugênio de Mazenod e vivemos também inspirados pelo chamado da conversão do 35º Capítulo Geral. Este chamado é “nossa obra”, até o próximo capítulo. Não, esta é uma obra para toda nossa vida! A beatificação dos Mártires Oblatos da Espanha ecoa como um apelo à conversão. Descobrimos em seu martírio a riqueza e a profundidade do Evangelho e do carisma Oblato.

Cada vez que leio a respeito da alegria que Santo Eugênio experimentou, quando foi proclamado o dogma da Imaculada Conceição, fico extremamente emocionado. Imagino agora sua imensa alegria pela beatificação dos Mártires Oblatos da Espanha. Deve estar passeando pelos caminhos celestiais, cheio de orgulho, dividindo as boas novas com todos e conversando com os santíssimos mártires. Vejo Henri Tempier ao lado de Eugênio. O fundador sempre se colocou um pouco incômodo nestas festas, já que ele está ainda um pouco ofendido com Henri que queimou a maior parte das provas sobre sua própria santidade, para que Eugênio pudesse brilhar ainda mais. Joseph Gerard e Joseph Cebula se unem a Engênio e a Henri e a muitos outros Oblatos que conhecemos e dos quais lemos a respeito. Quanta gaudeamus Eugênio está preparando pela beatificação!

Compartilhamo a alegria de Eugênio e estamos plenos de gratidão pela beatificação de nossos irmãos que foram martirizados na Espanha. Também estamos sendo chamados a renovar nosso compromisso. A vida religiosa, o desejo de viver a vocação batismal de uma maneira radical, é um tipo de sucessão do período do martírio da Igreja primitiva. Nossa vida consagrada, inspirada no testemunho dos primeiros mártires, é a decisão de seguir ao Senhor Jesus, de maneira total, através dos votos e da comunidade. A beatificação dos Mártires Oblatos da Espanha exige que escolhamos viver novamente as raízes de nossa Congregação, entregando nossas vidas para seguir Jesus. Recentemente, um Oblato comentou-me o seguinte: “Veja nossas vidas! Há alguma coisa que tenhamos renunciado? Nossas vidas têm algum significado aos demais? Nossa Congregação está muito em baixa!”

É precisamente por este motivo que o último Capítulo Geral nos chamou à conversão. Este é o grande desafio e a exigência que a beatificação dos Mártires Oblatos Espanhois nos trazem. À medida que lemos sobre o generoso sacrifício de suas vidas, voltamos às raizes de nossa vocação e não podemos aceitar viver uma vida que não está condizente com a que eles viveram.  Rezo para que o testemunho do sacrifício de vida dos Santíssimos Mártires Oblatos da Espanha nos traga o amor de viver radicalmente o seguimento de Jesus. Peço-lhes que intercedam para que o Espírito nos inflame como missionários para os pobres, no contexto de nossa realidade, com os desafios complexos que enfrentamos hoje.


Convido a todos para que aprofundem o significado da beatificação dos Mártires Oblatos da Espanha, à luz da Constituição nº 2 das Constituições e Regras dos OMI: “Somos homens ‘escolhidos para anunciar o Evangelho’ (Rom 1:1), homens preparados a deixar tudo, para sermos discípulos de Jesus. O desejo de cooperar com Ele nos leva a conhece-Lo mais profundamente, para nos identificarmos em Ele, deixá-Lo viver em nós. Nos esforçamos para reproduzir em nós mesmos o modelo de sua vida. Assim, nos entregamos ao Pai, em obediência até à morte e nos dedicamos ao povo de Deus, num amor desinteressado...” (CCRR 2). É o que está no coração de nosso carisma. Santo Eugênio e os santíssimos Mártires Oblatos da Espanha nos convocam a abraçar nossa vocação, de acordo ao descrito em nossa Constituição 2.

Uma fé forte e profunda foi o que alimentou os sonhos dos missionários dos Martires Oblatos da Espanha, levando-os a oferecer suas vidas para anunciar o Evangelho aos pobres na Espanha, Argentina, Uruguai e sudeste dos Estados Unidos. Sentimo-nos intimidados por sua capacidade de entregar-se ao Pai na obediência até a morte, um verdadeiro ato altruísta por amor às pessoas que nem chegaram a conhecer nas missões onde ainda iriam servir. Entre esses Mártires Oblatos, há também um leigo, que foi esposo e pai. Creio que é um sinal do carisma oblato, “sempre perto das pessoas a quem servimos” que nesta beatificação, esteja um leigo entre os Oblatos. Este é mais um motivo a nos alegrar.

Santo Eugênio está todo sorridente com esta celebração. Nós também nos sentimos orgulhosos e alegres pela fidelidade e amor radical dos Mártires Oblatos da Espanha. Cantamos com Maria Imaculada, Mãe dos Apóstolos e Mártires, seu canto de louvor, neste grande dia: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor”.

Felicidades e um agradecimento ao nosso postulador, Padre Joaquim Martinez, por sua dedicação às causas dos Santos Oblatos e por tudo que ele fez, para tornar este dia uma realidade.


Padre Louis Lougen, OMI

Mártires Oblatos de Maria Imaculada serão beatificados

Comunidade Oblata se preparara para Celebrar a Beatificação de seus 22 mártires

No próximo dia 17 de dezembro, em cerimônia especial na Catedral de Madri, a Igreja beatificará 22 novos mártires. Eles passam a integrar a infinita lista de homens e mulheres, que, apaixonados por Jesus e seu Evangelho, seguiram-no até o extremo da entrega de si mesmos.

Histórico

Entre 1936 e 1939, irrompeu, em toda Espanha, uma sangrenta guerra civil. A Casa de formação dos missionários Oblatos de Maria Imaculada – OMI, localizada em Pozuelo, foi violentamente invadida por milicianos revoltosos.
A comunidade abrigava cerca de 40 membros liderados pelo pe. Francisco Esteban: sacerdotes, irmãos e 32 professos em formação. Todos suportaram as dificuldades corajosamente, por Amor a Cristo e sua Igreja, e se apoiaram mutuamente na fidelidade e vivência daqueles desafios, sustentados pelo Espírito Santo de Deus, que a todos fortalece nesses momentos.  Este grupo tornou-se prisioneiro em sua própria residência.  Em seguida, sete foram torturados e mortos, enquanto outros passaram por um duro calvário, entre cárceres e refúgios, terminando também em martírio, que totalizaram 22 oblatos e um leigo.

Prece

No Brasil, as diversas comunidades onde se fazem presentes os OMI se preparam para celebrar com gratidão a Deus o testemunho destes jovens que doaram suas vidas por amor a Cristo e à Missão.
Mais que comunicar a presente notícia à Igreja do Brasil, desejo convocar a todos para que rezemos juntos, nesse tempo especial:

- Deus todo-poderoso e eterno, que concedeu ao oblato de Maria Imaculada Francisco Esteban e seus companheiros mártires, a graça de entregar a vida por Cristo mediante a oblação sangrenta; ajudai-nos em nossa debilidade a também nós, por sua intercessão e seguindo seu exemplo, que nos mantenhamos firmes na fé e saibamos dar a vida pelos outros mediante o “martírio da caridade”, segundo o lema de Santo Eugênio de Mazenod.  Deste modo possamos testemunhar perante o mundo quem é Jesus Cristo. Isto vos rogamos pela intercessão de nossa Mãe Maria Imaculada. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina pelos séculos. Amém.

Pe. Rubens Pedro Cabral - OMI
Provincial da Província Oblata do Brasil.

Conheça a história dos 22 Mártires Oblatos acessando:



5º DIA - Orar 6 dias com os Mártires Oblatos

5º DIA - OBLAÇÃO VIVIDA A FAVOR DA DIOCESE DE MARSELHA




SINAL DA CRUZ

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES OBLATAS

Pai, fonte de amor por toda a humanidade, te damos graças por haveres chamado Santo Eugênio de Mazenod e o teres proposto a Igreja como exemplo.

Apaixonado por Cristo Salvador comoveu-se ante das necessidades de Salvação do seu tempo, consagrando-se à Evangelização dos pobres e enviando os seus ao mundo, para difundir a Boa Notícia. Por sua intercessão te pedimos renoves esta família Oblata, enviando operários para evangelizar ao pobres.

Com Maria, nossa mãe e padroeira, invocamos teu Espírito para anunciar o Evangelho, com coragem. Pedimos-te por Cristo, nosso Salvador. Amém

Santo Eugênio, Rogai por nós!

Beatos e Mártires Oblatos, Rogai por nós!


Em 1832 Eugênio foi sagrado bispo e assume uma nova missão em sua vida, que duraria 37 anos. Em 1837 o Papa lhe propõe algo que ele não desejava: assumir a diocese de Marselha. No entanto, isto se converteria para ele em uma nova oportunidade para viver sua oblação a serviço da Igreja, e se entregou a ela por completo. “Devo sacrificar-me por esta gente como um pai para seus filhos. Minha existência, minha vida, todo meu ser devem consagrar-se a isto, devo pensar só em seu bem, com somente o temor de não haver feito bastante por seu bem, sua santificação, sem mais olhares que buscar todos seus interesses espirituais e, em certo modo, também os temporais. Em uma palavra, devo consumir-me por eles, estar disposto a sacrificar meu bem-estar, meus desejos, o descanso, a vida mesma por eles”.

O que de fato o fez. Durante seu episcopado, Marselha duplicou a população. Inaugurou e construiu mais de 40 paróquias. Conhecido por sua proximidade com o, povo, irradiou a energia de sua oblação acolhendo diariamente a “sua gente” em seu escritório pela manhã e nas visitas pastorais pela tarde, dando sempre a preferência aos mais pobres e abandonados.

Fundou muitas outras obras religiosas e sociais para responder às múltiplas necessidades tanto espirituais como materiais de seus diocesanos. A diocese que havia estado por anos sem pastor quase a ponto de ser suprimida recobrou sua vida vigorosa.



Testemunho dos Mártires:

Dentre os Mártires tem três Irmãos Oblatos. Disse uma testemunha sobrevivente: “De maneira especial quero destacar o exemplo dos Irmãos coadjutores, que desempenhavam com alegria as tarefas mais humildes na comunidade e eram um estímulo para todos. Concretamente, recordo aos Irmãos Bocos, Sánchez e Prado, dando-nos um exemplo alegre e simples no trabalho cotidiano. Viviam num sacrifício exemplar nos distintos ministérios que eles tinham. Viveram a virtude da pobreza aceitando a realidade de nossa vida cheia de carências em quanto ao material, vivendo o Evangelho com amor e fidelidade ao trabalho, buscando, como diz o Evangelho: “servir e não ser servido”.


Segue-se uma pausa, silêncio para interiorizar...


Leitura da Palavra de Deus - Mc 9, 30-37


O Senhor esteja conosco

- Ele está no meio de nós

Proclamação do Evangelho segundo São Marcos

30.Partindo dali, Jesus e os discípulos atravessavam a Galileia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde Ele estava,
31.porque estava a ensinar os seus discípulos. E dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, que O matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias ressuscitará».
32.Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus lhes dizia e tinham medo de Lhe fazer perguntas.
33.Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos: «O que é que discutíeis pelo caminho?»
34.Os discípulos ficaram calados, porque tinham discutido sobre qual deles era o maior.
35.Então Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último e ser aquele que serve a todos».
36.Depois Jesus pegou numa criança e colocou-a no meio deles. Abraçou a criança e disse:
37.«Quem receber em meu nome uma destas crianças, é a Mim que recebe. E quem Me receber, não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou».




- Palavras da Salvação.

- Glória a vós Senhor.


ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS

Jesus, nosso Salvador, desejastes manifestar de maneira especial a Santidade de alguns autênticos Oblatos que agora moram na Casa do Pai. Louvamos-Te pela Glorificação desses fiéis cristãos mártires da Espanha. Mostraste-nos com maior clareza a obra maravilhosa que realizastes neles e por eles, ao dar-lhes a coragem de morrer professando sua fé em vos.

Concedei-nos as graças particulares que necessitamos por intercessão de cada um deles, se for para a maior glória de Deus, para o bem da Igreja e contribua com a nossa santificação. Maria Imaculada, Mãe de misericórdia, interceda também por nós perante seu Filho, que com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos.

Amém!


- Beato Francisco Esteban e seus companheiros oblatos,

- Rogai por nós!


Pai nosso…

Salve Rainha…


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

4º DIA - Orar 06 dias com os Mártires Oblatos

4º DIA - MISSÃO DE EUGÊNIO:
REVELAR AOS MAIS ABANDONADOS, 
O QUE SÃO AOS OLHOS DE DEUS






SINAL DA CRUZ 
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES OBLATAS 
Pai, fonte de amor por toda a humanidade, te damos graças por haveres chamado Santo Eugênio de Mazenod e o teres proposto a Igreja como exemplo.
Apaixonado por Cristo Salvador comoveu-se ante das necessidades de Salvação do seu tempo, consagrando-se à Evangelização dos pobres e enviando os seus ao mundo, para difundir a Boa Notícia. Por sua intercessão te pedimos renoves esta família Oblata,  enviando operários para evangelizar ao pobres.
Com Maria, nossa mãe e padroeira, invocamos teu Espírito para anunciar o Evangelho, com coragem. Pedimos-te por Cristo, nosso Salvador. Amém
Santo Eugênio, Rogai por nós!
Beatos e Mártires Oblatos, Rogai por nós!




A congregação surge sob o impulso incontrolável de ensinar aos cristãos quem é Jesus Cristo, para revelar a todo ser humano sua própria dignidade como Filho de Deus. Orienta seu ministério, com prioridade aos mais abandonados da sociedade e da Igreja: os camponeses de Provença, os reclusos dos presídios, e a juventude, presa fácil para a manipulação dos revoltosos de então.
           
O Bispo de Digne, constatando a vida e ação dos Missionários de Provença, lhes pedem que cuidem do Santuário de Nossa Senhora de Laus. Este santuário mariano estava semi destruído e abandonado. O Pe. Tempier, primeiro superior desta nova comunidade, levou consigo os jovens Oblatos em formação. Essa comunidade vibrante se converteu num centro de irradiação para toda a comarca. A multidão vai  encher aquele templo esquecido que, com a presença oblata, se converte em lugar privilegiado para encontrar-se com Jesus Cristo Salvador.
           
O mesmo fenômeno se repete em Marselha depois da missão de 1820. Eugênio plantou a Cruz da missão nas ruínas de uma igreja, destruída durante a Revolução, e aquele templo se transformou em a “Igreja do Calvário”. Milhares e milhares de marginalizados: operários, imigrantes, italianos sobre todo, se aproximavam às fontes do Salvador. Quando Eugênio iniciou este ministério, atendiam umas 6.000 pessoas. Quando da sua morte, já se somavam mais de 30.000 pessoas. 



Testemunho dos Mártires: 
Cresce os adversários contra os Oblatos por parte dos inimigos da Fé. O Pe. Pablo Fernández descreve assim: “Os Oblatos de Pozuelo eram  apreciados e muito valorizados pelos fiéis;   convocados a participar em reuniões e celebrações religiosas, nas festas patronais, assim como em outras solenidades. Também eram chamados para dar exercícios espirituais. Esta boa fama entre os fiéis tinha como contraposição os adversários, por ódio a fé, os grupos extremistas, anarquistas... Este clima conflitante resultava do fato que a comunidade dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada era a  promotora da vida cristã em todo seu entorno : Avaraca, Majadahonda e Húmera”            
               


 Segue-se uma pausa, silêncio para interiorizar...


 Leitura da Palavra de Deus  - 1Pd 5, 1-11
 
1.Faço uma admoestação aos presbíteros que estão entre vós, eu que sou presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que vai ser revelada:
2.cuidai do rebanho de Deus que vos foi confiado, não por imposição, mas de livre e espontânea vontade, como Deus quer; não por causa de lucro, mas com generosidade;
3.não como donos daqueles que vos foram confiados, mas como modelos para o rebanho.
4.Deste modo, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa de glória que não murcha.
5.Igualmente, vós, ó jovens, obedecei aos mais velhos. Revesti-vos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a graça aos humildes.
6.Humilhai-vos diante da poderosa mão de Deus, a fim de que no momento certo Ele vos levante.
7.Colocai nas mãos de Deus qualquer preocupação, pois é Ele que cuida de vós.
8.Sede sóbrios e vigiai! Pois o diabo, vosso inimigo, anda ao redor de vós, como um leão que ruge, procurando a quem devorar.
9.Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que essa mesma espécie de sofrimento atinge os vossos irmãos que estão espalhados pelo mundo.
10.Depois de sofrerdes um pouco, o Deus de toda a graça, Aquele que vos chamou em Cristo para a sua glória eterna, vos restabelecerá, firmará e fortalecerá, e tornar-vos-á inabaláveis.
11.A Deus pertence todo o poder para sempre. Ámen!



- Palavras do Senhor. 
Demos Graças a Deus.


ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS 
Jesus, nosso Salvador, desejastes manifestar de maneira especial a Santidade de alguns autênticos Oblatos que agora moram na Casa do Pai. Louvamos-Te pela Glorificação desses fiéis cristãos mártires da Espanha. Mostraste-nos com maior clareza a obra maravilhosa que realizastes neles e por eles, ao dar-lhes a coragem de morrer professando sua fé em vos. 
Concedei-nos as graças particulares que necessitamos por intercessão de cada um deles, se for para a maior glória de Deus, para o bem da Igreja e contribua com a nossa santificação. Maria Imaculada, Mãe de misericórdia, interceda também por nós perante seu Filho, que com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos. 
 Amém! 


- Beato Francisco Esteban e seus companheiros oblatos, 
Rogai por nós!  


Pai nosso… 
Salve Rainha…

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

3º DIA - Orar 06 dias com os Mártires Oblatos

3º DIA - A OBLAÇÃO EM COMUNIDADE ATRAI A OUTROS






SINAL DA CRUZ 
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES OBLATAS 
Pai, fonte de amor por toda a humanidade, te damos graças por haveres chamado Santo Eugênio de Mazenod e o teres proposto a Igreja como exemplo.
Apaixonado por Cristo Salvador comoveu-se ante das necessidades de Salvação do seu tempo, consagrando-se à Evangelização dos pobres e enviando os seus ao mundo, para difundir a Boa Notícia. Por sua intercessão te pedimos renoves esta família Oblata,  enviando operários para evangelizar ao pobres.
Com Maria, nossa mãe e padroeira, invocamos teu Espírito para anunciar o Evangelho, com coragem. Pedimos-te por Cristo, nosso Salvador. Amém
Santo Eugênio, Rogai por nós!
Beatos e Mártires Oblatos, Rogai por nós!



“O zelo ardente pela salvação da humanidade” e a força da oblação foi o que atraiu a outros a unir-se a ele. Na medida em que sua vida se convertia em irradiação do amor de Deus, nessa mesma medida atraia aos demais. Basta pensar aos quase trezentos jovens que se reuniam em volta dele duas vezes por semana, a seus primeiros missionários que se uniram a ele em 1815 para difundir o Evangelho nas aldeias de Provença, aos jovens que ao largo dos anos se uniram a eles para fazer-se Oblatos.

Hoje, na qualidade de Santo canonizado, continua sendo uma fonte de inspiração para nós, nos leva de mão dada a essa fonte de energia que é o amor de Deus. Eugênio insistia sempre aos seus Oblatos que, antes de anunciar ao demais “quem é Jesus Cristo”, tinham que identificar-se com Ele. A vocação dos Oblatos era chegar a ser “oblato” no pleno sentido da palavra, tal como ele entendeu e viveu: “Oblato” cada um pessoalmente e “Oblatos” em comunidade. 



Testemunho dos Mártires: 
Todos foram expulsos do convento e então: “seguindo as indicações dos Superiores, cada um buscou refugio nas casas particulares de familiares ou conhecidos, permanecendo nessa situação, de clandestinidade, até o mês de outubro de 1936. Durante esse tempo, tanto o Pe. Esteban, como o Pe. Blanco e o Pe. José Veja, arriscando suas próprias vidas, procuravam visitar os escolásticos (seminaristas) , animando-os na sua fidelidade e compromissos religiosos. Como feito concreto, me lembro de ter ouvido o Pe. Porfirio que no dia 12 de outubro, festa de Nossa Senhora do Pilar, padroeira do Escolasticado, reuniram-se alguns dos Servos de Deus, e que depois de passar várias horas em adoração ao Santíssimo, que clandestinamente guardavam, ao final da tarde comungaram o que haveria de ser o nosso Viático”. (Fortunato Alonso,OMI).

Outro testemunho: “Perguntei ao meu irmão Clemente, como estava o animo e ele me disse: “Estamos em perigo e tememos que nos separem; juntos, nós encorajamos mutuamente. Contudo, se tivermos que morrer, estou disposto e  seguro de que Deus nos dará a força que necessitamos para sermos fiéis” (Josefa, religiosa da Sagrada Família de Bourdeaux).
               


 Segue-se uma pausa, silêncio para interiorizar...


 Leitura da Palavra de Deus  - At 5, 27-33


E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,
Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los. 



- Palavras do Senhor. 
Demos Graças a Deus.


ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS 
Jesus, nosso Salvador, desejastes manifestar de maneira especial a Santidade de alguns autênticos Oblatos que agora moram na Casa do Pai. Louvamos-Te pela Glorificação desses fiéis cristãos mártires da Espanha. Mostraste-nos com maior clareza a obra maravilhosa que realizastes neles e por eles, ao dar-lhes a coragem de morrer professando sua fé em vos. 
Concedei-nos as graças particulares que necessitamos por intercessão de cada um deles, se for para a maior glória de Deus, para o bem da Igreja e contribua com a nossa santificação. Maria Imaculada, Mãe de misericórdia, interceda também por nós perante seu Filho, que com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos. 
 Amém! 


- Beato Francisco Esteban e seus companheiros oblatos, 
Rogai por nós!  


Pai nosso… 
Salve Rainha…

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

2º DIA - Orar 06 dias com os Mártires Oblatos

2º DIA - A OBLAÇÃO COMO OPÇÃO RADICAL POR DEUS




SINAL DA CRUZ 
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES OBLATAS 
Pai, fonte de amor por toda a humanidade, te damos graças por haveres chamado Santo Eugênio de Mazenod e o teres proposto a Igreja como exemplo.
Apaixonado por Cristo Salvador comoveu-se ante das necessidades de Salvação do seu tempo, consagrando-se à Evangelização dos pobres e enviando os seus ao mundo, para difundir a Boa Notícia. Por sua intercessão te pedimos renoves esta família Oblata,  enviando operários para evangelizar ao pobres.
Com Maria, nossa mãe e padroeira, invocamos teu Espírito para anunciar o Evangelho, com coragem. Pedimos-te por Cristo, nosso Salvador. Amém
Santo Eugênio, Rogai por nós!
Beatos e Mártires Oblatos, Rogai por nós!
O jovem Eugênio, de caráter impetuoso, cheio de vida, que não sabe de meias medidas, à seus 25 anos, teve uma intuição que dará pleno sentido a sua vida. Numa Sexta-feira Santa, no momento da adoração da Cruz, compreendeu que Deus o amava imensamente. Esta intuição foi como um ímã que atraía para si, como limalhas, todos os aspectos de sua vida. Foi uma graça particular que mudava radicalmente o rumo de sua vida. Devia orientá-la exclusivamente a seu único fim: Deus. Esta tomada de consciência de saber-se amado por Deus dava pleno sentido a tudo.
           
Olhando a Jesus Cristo que deu tudo por ele, Eugênio, em lógica consequência, decide consagrar-se totalmente a Deus. “Quero viver só para Ti” (Sexta-feira Santa); “Tudo por Deus” (nas vésperas de sua ordenação); “Ser tudo para Deus e tudo para todos” (notas de um retiro); quer dedicar-se a evangelizar para “servi-lo sem reservas e consagrar minha vida à difusão do Evangelho” (Quinta-feira santa, votos privados com o Pe. Tempier). Eugênio utiliza uma palavra que cobre toda sua vida: “oblação”. A oblação de Jesus Cristo (primeiro Oblato) na Cruz e a oblação de Eugênio se identificam.  Como Jesus nos amou até o extremo de dar a sua vida, temos que entregar  a vida pelos demais. 

Testemunho dos Mártires: 
“Desde o primeiro momento em que fomos detidos, quando nos tinham com armas na cabeça e de rosto para a parede, em cada um de nós havia a suspeita de que seríamos  assassinados por nossa condição de religiosos. Em nosso interior, o único que transcendia era o espírito do perdão, por uma parte, e por outra, o desejo de oferecer a vida pela Igreja, pela paz da Espanha e por aqueles mesmos que pensávamos que iam nos fuzilar. A  única motivação que nos guiava era sobrenatural, já que humanamente tínhamos perdido tudo. Éramos conscientes de que si nos matavam por ódio à fé Cristã”. (P. Felipe Díez OMI, sobrevivente)                         


 Segue-se uma pausa, silêncio para interiorizar...


 Leitura da Palavra de Deus  - 2Cor 1, 3-7


3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; 4Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 5Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo. 6Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;
7E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. 
- Palavras do Senhor. 
Graças a Deus.


ORAÇÃO FINAL PARA TODOS OS DIAS 
Jesus, nosso Salvador, desejastes manifestar de maneira especial a Santidade de alguns autênticos Oblatos que agora moram na Casa do Pai. Louvamos-Te pela Glorificação desses fiéis cristãos mártires da Espanha. Mostraste-nos com maior clareza a obra maravilhosa que realizastes neles e por eles, ao dar-lhes a coragem de morrer professando sua fé em vos. 


Concedei-nos as graças particulares que necessitamos por intercessão de cada um deles, se for para a maior glória de Deus, para o bem da Igreja e contribua com a nossa santificação. Maria Imaculada, Mãe de misericórdia, interceda também por nós perante seu Filho, que com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos. 
 Amém! 


- Beato Francisco Esteban e seus companheiros oblatos, 
Rogai por nós!  


Pai nosso… 
Salve Rainha…